Na volta às aulas, São Bernardo sela compromisso com desenvolvimento de estudantes mediante merenda escolar de qualidade
Com elevados parâmetros nutricionais, Prefeitura garante alimentação saudável para alunos de 223 escolas municiais; prefeito Marcelo Lima acompanhou retorno das atividades na EMEB Três Marias
Logo no primeiro dia de retorno às aulas em 2026, nesta quinta-feira (5/2), a Prefeitura de São Bernardo selou compromisso com desenvolvimento dos estudantes mediante merenda de qualidade aos alunos matriculados nas escolas da rede municipal. Café da manhã/tarde, arroz, feijão, carne bovina com cenoura, salada, batata doce, berinjela e frutas são itens que fazem parte da alimentação, saudável e nutritiva na cidade. As despensas, geladeiras e freezers das unidades já estavam abastecidas com produtos que vão compor o cardápio, sob a coordenação de nutricionista responsável. A rede municipal conta com mais de 70 mil estudantes e 223 unidades de ensino.
Os cardápios são elaborados pela nutricionista responsável técnica do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), e atende todas as necessidades dos alunos durante seu período de permanência na escola, serviço que é acompanhado pelo Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CMAE). Todas as escolas da rede contam com cozinhas equipadas e pessoal técnico para o preparo das refeições. São Bernardo tem, ainda, cardápio especial a cerca de 3 mil alunos com restrição alimentar.
Entre as unidades prontas para receber os alunos do 1º ao 5º ano matriculados para o começo do ano letivo está a EMEB Três Marias, localizada na região do Cooperativa e que pela primeira vez abriu as portas totalmente preparada para acolher os estudantes e os 41 profissionais que vão atuar no local. Inaugurada em dezembro de 2025 pelo prefeito Marcelo Lima, a escola tem área de 2.805,76 metros quadrados, registrou investimento de R$ 10,1 milhões e conta com 11 salas de aula, laboratório de informática, sala multiuso, ateliê, biblioteca, cozinha, refeitório, quadra poliesportiva e elevador, entre outros espaços.
ACOMPANHAMENTO - Assim como havia feito na quarta-feira (4/2), quando foi a duas escolas – uma no pós-balsa e outra no Baeta Neves -- para acompanhar o começo da distribuição dos kits de materiais e uniformes e reuniões com pais ou responsáveis, o prefeito Marcelo Lima chegou à EMEB por volta das 7h30 desta quinta-feira para dar boas-vindas aos funcionários e aos primeiros alunos da unidade. Como os estudantes chegam próximo das 8h, horário em que as aulas começam, o chefe do Executivo aproveitou o tempo para circular pela unidade e conversar com profissionais sobre a EMEB.
Mas, para além de visitar salas de aula prontas para receber os pequenos e dialogar com funcionários, o prefeito tinha outra 'missão' em mente, que colocou em prática logo na chegada das crianças: entregar o café da manhã à garotada, o que fez logo após buscar duas turmas nas salas e levá-las ao refeitório. Antes, ele já tinha estado no espaço, onde conversou com merendeiras e educadores.
"Estou muito feliz de poder voltar ao Três Marias, e logo no primeiro dia de aula de todos vocês nesta escola novinha, profissionais que vão cuidar da nossa EMEB e da educação das nossas crianças. Será um novo tempo para elas, pois vão estudar em uma escola com toda estrutura e pensada para acolher a todos com conforto e segurança, além de uniformes, material escolar e merenda de primeira linha, preparada com amor e carinho. E nós temos de lembrar, todos os dias, que Educação transforma vidas e que somos responsáveis por isso", disse o prefeito Marcelo Lima, acompanhado do secretário municipal de Educação, Júlio da Costa Faria, e a adjunta, Jussara Bezerra.
ACOLHEDORA - Quem também está feliz com a nova unidade do bairro é Márcia Pereira, que esteve na EMEB para deixar os filhos Arthur (3º ano) e Vitor e o neto David, que estão na mesma turma. Moradora do Três Marias, ela comemora o fato de a escola ser próxima de sua residência e atender em período integral. Segundo ela, os filhos "deram trabalho para dormir na noite passada" porque estavam ansiosos para chegar o dia de começar na nova escola.
"A partir de hoje será uma maravilha, porque meus filhos estudavam longe e agora estão nessa escola, que fica quase ao lado da nossa casa, e ainda com cheiro de nova e linda. Melhor que é em período integral, e dá para trabalhar sem preocupação, inclusive com comida, porque tem café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Só temos de agradecer ao prefeito por abrir essa escola, que é muito importante para nosso bairro", comentou Márcia.