MENU
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/639be829056b5a06650c182d52b4abb9.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/5adfe5f9d14b98794d6b7b2a8d57852f.jpg
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3487f96393a621ae08fa1de3bbaa06c4.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/244075/slider/3c24f130f8bc3aa216c21ea295916d09.png
São Bernardo reforça formação médica em Urgência e Emergência da rede para mais de 2.000 alunos
Por Administrador
Publicado em 03/02/2026 17:28
Saúde
São Bernardo reforça formação médica em Urgência e Emergência da rede para mais de 2.000 alunos

Programa presencial integra ensino, pesquisa e extensão com os serviços nas UPAs e no Hospital de Urgência, qualificando futuros profissionais de saúde e aprimorando o cuidado ao paciente

Em consolidação da cidade como um dos principais campos de formação prática para estudantes de Medicina no Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Saúde, inicia mais uma edição do internato médico em Urgência e Emergência, o que corresponde a uma das etapas do curso de graduação. A estimativa é de que mais de 2.000 alunos do 5º e 6º anos participem das atividades ao longo de 2026, distribuídos entre UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Hospital de Urgência (HU) e demais serviços da rede municipal.

Realizado integralmente de forma presencial, o internato ocorre principalmente nas unidades de urgência e emergência da rede, incluindo as 10 UPAs e o Hospital de Urgência e segue as diretrizes curriculares nacionais do curso de Medicina. Os estudantes cumprem jornadas de 8 ou 12 horas diárias, de segunda a sábado, combinando prática assistencial supervisionada com atividades de ensino, como aulas teóricas e discussões de casos clínicos, bem como a pesquisa e a extensão de pesquisa.

Para a Secretaria de Saúde, o internato qualifica futuros profissionais e, ao mesmo tempo, fortalece o SUS local, ao aproximar ensino e prática assistencial. "O internato é o momento em que o estudante vivencia a medicina real. No hospital de urgência, ele aprende a tomar decisões, trabalhar em equipe e atuar com responsabilidade e empatia, sempre com foco na segurança do paciente", destacou o gerente médico do Hospital de Urgência, Dr. Roger Lima de Holanda.

Segundo a coordenadora médica do Departamento de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Dra. Élida Fantini, São Bernardo reúne condições privilegiadas para ensino em saúde. "Temos hospitais de grande porte, múltiplas especialidades e alto volume de atendimentos. Isso permite oferecer ensino de qualidade sem que nossos alunos precisem sair do município. Muitos deles, inclusive, acabam integrando nosso corpo clínico no futuro", afirmou Dra. Élida.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, explicou que o internato contribui para a formação de médicos mais preparados e alinhados às diretrizes do SUS, fortalece a integração entre ensino e serviço, estimula a educação permanente dos profissionais e apoia a organização dos fluxos assistenciais nas unidades. "Ao mesmo tempo, favorece um atendimento mais humanizado, com maior atenção às necessidades dos pacientes e de seus familiares."

PRÁTICA - Na prática, os internos participam do atendimento inicial aos pacientes, realizam anamnese (coleta de informações do médico), exame físico, colaboram na solicitação e análise de exames, acompanham os fluxos assistenciais e discutem casos clínicos com orientadores. Todo o processo ocorre de forma integrada com equipes multiprofissionais e sempre sob supervisão direta de médicos responsáveis. O internato se dá em ciclos semestrais: inicia em fevereiro, segue até o final de julho, tem o recesso, retorna em agosto até início de dezembro.

PARTICIPANTES - Podem participar alunos do 5º e 6º anos que estejam regularmente matriculados, academicamente aptos e comprometidos com as normas éticas e assistenciais da rede municipal. O programa envolve três instituições parceiras: Unicid (Universidade Cidade de São Paulo), Uninove (Universidade Nove de Julho) e FMABC (Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC), ambas autorizadas por meio do termo de cooperação técnica e institucional.

Ao longo do internato, os estudantes circulam por diferentes áreas da medicina, incluindo clínica médica, pediatria, neurologia, ortopedia, cirurgia geral, psiquiatria, radiologia, oftalmologia e emergência. Em pediatria, por exemplo, há vivência em UTI (Unidade de Terapia Intensiva), sala de choque, pronto-atendimento e enfermarias, proporcionando contato com diferentes níveis de complexidade assistencial.

"Estou muito satisfeita com a oportunidade de realizar o internato no Hospital de Urgência, que é referência na região. A vivência direta com a oftalmologia em um serviço de grande porte, acompanhada por preceptores qualificados, será fundamental para minha formação", afirmou Natasha Ward Sá, aluna do 6º ano de Medicina da Unicid.

ORGANIZAÇÃO - A entrada dos alunos é pactuada entre as faculdades e a Secretaria de Saúde. Esse arranjo garante equilíbrio entre qualidade do ensino, segurança do paciente e capacidade assistencial das unidades. O ano de 2025 marcou o fortalecimento estruturado do internato no município, com expansão para HU, UPAs, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e UBS (Unidade de Básica de Saúde). Esse modelo permanece em 2026 como política de integração ensino/serviço. No ano passado, 2.274 alunos passaram pelos campos de urgência e emergência (UPAs e HU), número que deve se repetir ou crescer nesta edição.
 
Fotos: Juliano Mendonça/PMSBC
Comentários
Comentário enviado com sucesso!