Em Mauá, Ipem-SP integra operação de força tarefa especial em estabelecimentos de ferro-velho
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, que tem como objetivo promover a confiança nas relações de consumo, participou na noite de terça-feira, 1 de julho, de operação de força tarefa integrada em estabelecimentos de ferro-velho, em Mauá, município situado no ABC Paulista, zona sudeste da Região Metropolitana de São Paulo.
A operação teve como objetivo coibir o aumento da criminalidade em relação aos furtos de fios de cobre, tampas de bueiro, hidrômetros e outros metais, intensificando a fiscalização em locais que atuam na compra e venda desse tipo de material. A atividade foi feita com base em trabalho de inteligência e análise de dados, identificando pontos que funcionavam fora dos parâmetros legais, inclusive durante a madrugada, sem alvará de funcionamento ou documentação obrigatória.
A ação, realizada em conjunto com a Prefeitura Municipal de Mauá, contou com o apoio da Secretaria de Segurança Pública e das equipes da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Guarda Civil Municipal.
No decorrer da operação, a equipe do Ipem-SP esteve em dois estabelecimentos e verificou três balanças utilizadas no comércio de sucatas e recicláveis, sendo uma reprovada pela falta de inscrições obrigatórias. Da autarquia, a equipe integrante foi da Unidade Regional de Santo André (RSAND).
O superintendente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, enfatizou a importância do instituto nessa força-tarefa "A participação do Ipem-SP nesta operação reforça nosso compromisso com a legalidade. A atuação integrada com a Prefeitura de Mauá mostra a importância da união entre os órgãos públicos no combate a irregularidades".
Nenhum local fiscalizado na operação estava devidamente autorizado a funcionar conforme as normas vigentes, o que levou à interdição de quatro ferros-velhos por parte da Prefeitura de Mauá. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, as fiscalizações ocorrerão de forma contínua, em dias e horários alternados, com base nos indicadores criminais e mapeamento estratégico de áreas sensíveis.
A participação de todas as entidades envolvidas na execução da operação foi um esforço conjunto focado no fortalecimento da ordem pública, bem como a preservação da segurança e tranquilidade da população.
Ipem-SP
O Ipem-SP é uma autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo estratégico promover a educação para o consumo, a Infraestrutura da Qualidade no estado de São Paulo, a cidadania e o desenvolvimento econômico. A instituição é reconhecida como ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) e fornece suporte às empresas, apoio ao cidadão nas áreas da avaliação da conformidade, na metrologia, na vigilância de mercado e no atendimento às normas técnicas compulsórias.
Na vigilância de mercado, o Ipem-SP atua na fiscalização metrológica de diversos instrumentos de medição utilizados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças, taxímetros, entre outros, e das quantidades fornecidas de produtos embalados, inclusive, os que compõem a cesta básica. Na vigilância da qualidade são fiscalizados mais de 500 tipos de produtos regulamentados, por exemplo, brinquedos, materiais escolares, componentes automotivos, inclusive, são verificados os produtos têxteis, entre eles, roupas, itens de cama, mesa e banho.
A Ouvidoria do Ipem-SP está à disposição do cidadão para dúvidas ou denúncias, se houver desconfiança sobre práticas de comercialização, produtos ou serviços. Os canais de comunicação são o telefone 0800 013 05 22, de segunda a sexta, das 8h às 17h, o e-mail ouvidoria@ipem.sp.gov.br, e no formulário na nossa página na internet www.ipem.sp.gov.br