Docente e estudante da USCS estão entre as finalistas da etapa brasileira do VI Hackathon Harvard
Na última sexta e sábado (11 e 12 de abril), estudantes e docentes da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) participaram do VI Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab, iniciativa da Harvard T.H. Chan School of Public Health (Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard). Entre as equipes finalistas, que irão participar da etapa mundial do evento, estão a docente da USCS Luisa Veras de Sandes Guimarães e a estudante Isabela Medeiros. Luiza leciona na disciplina Empreendedorismo no curso de graduação em Ciência da Computação da USCS, além de ser docente dos Programas de Pós-Graduação em Administração e em Inovação no Ensino Superior em Saúde. A estudante Isabela cursa o 3º semestre de Publicidade e Propaganda na universidade. O evento aconteceu na sede do Inova HC.
A equipe em que Luiza e Isabela participaram foi uma das três selecionadas entre as 30 que apresentaram propostas no Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab 2025. Agora as equipes participarão de uma etapa mundial com os vencedores do Hackathon nos outros 19 países que participaram do evento.
"Foi uma experiência incrível! Conheci a equipe no dia do evento mesmo. São pessoas com formações e experiências diversas, inclusive de outros estados do país, o que contribuiu bastante para as discussões. Os mentores, todos com vasta experiência de mercado e/ou acadêmica, nos ajudaram muito a transformar a nossa ideia e pensar nas possibilidades de mercado. Foi muito intenso e realmente aprendi muito com todo o processo", relata Luisa.
O grupo apresentou a proposta de um aplicativo gamificado para pessoas com esclerose múltipla (EM), uma condição que acomete 2,8 milhões de pessoas globalmente, sendo cerca de 40 mil no Brasil. Com o nome "Emma", o aplicativo tem por objetivo auxiliar no monitoramento contínuo de biomarcadores digitais não invasivos ( eye tracking , expressões faciais, voz, marcha e tempo de reação) dos pacientes com EM, permitindo detecção precoce de agravamentos, aumento da qualidade de vida e tratamentos personalizados.
O VI Hackathon Harvard Health Systems Innovation Lab é organizado, no Brasil, por um conjunto de instituições, entre as quais a USCS (por meio do Inova USCS) e o hub InovaHC, além da Harvard T.H. Chan School of Public Health , uma das instituições mais prestigiadas do mundo, conhecida por sua excelência acadêmica e pesquisa de ponta. Mais de 50 participantes, entre alunos e docentes, representaram a USCS, em nove equipes. A equipe vencedora será contemplada com a incubação de seu projeto em Harvard, por meio do programa BootCamp Venture Incubation .
Fotos: Divulgação.